Candidatos da cidade da Região Central responderam à pergunta: ‘Quais são suas propostas para a segurança pública do município?’. Veja as respostas. O tema Segurança Pública apareceu como uma das maiores preocupações da população, na pesquisa feita pela RBS TV em cidades do Rio Grande do Sul.
Em Santa Maria, na Região Central, uma equipe de reportagem acompanhou a agenda dos candidatos a prefeito e perguntou a todos eles: “Quais são suas propostas para segurança pública do município?”.
Veja a resposta dos candidatos, em ordem alfabética do nome que aparece na urna.
Evandro Behr (Cidadania)
“Um dos principais exemplos daquilo que a gente enxerga como sendo uma segurança preventiva é a Camobi Segura. A forma como ela integrou a comunidade e as polícias. Não só para fornecer meios para as polícias, mas para preparar a comunidade para estar integrada. Para se ajudar no processo de evitar que os crimes aconteçam e não correr atrás deles depois que eles já aconteceram. Levar isso pra dentro da prefeitura é olhar também para o plano diretor, adequando ele para uma cidade mais equilibrada, com uma visão, até mesmo, de iluminação pública. Mas a principal ideia é na integração das polícias e da prefeitura através de uma secretaria de segurança no município.”
Jader Maretoli (Republicanos)
“Criar a nossa central de polícia é fundamental para que nós possamos acolher todo cidadão santa-mariense que busca as forças de segurança para ser atendido. O exemplo é o nosso IGP, que está em um endereço, a delegacia federal está em outro endereço, e a população fica circulando procurando esses órgãos. Então o município vai se posicionar buscando dar a estrutura, criar essa parceria com os órgãos de segurança e melhor atender a população. E, também, nós sonhamos com a transformação da secretaria de mobilidade urbana em uma Secretaria de Segurança que possa atender e melhor acolher a população. Uma guarda municipal mais cidadã, que esteja presente, cuidando da segurança de Santa Maria.”
Luciano Guerra (PT)
“Nós vamos criar o Conselho Municipal de Segurança Pública, o GGI, e também uma estrutura de segurança para que o município possa, através dessa estrutura, acessar os recursos do fundo, que hoje é uma exigência para que tenha uma referência em segurança. Vamos trabalhar, também, no fortalecimento da Guarda Municipal, um plano de carreira, e também a questão da iluminação pública, onde vamos substituir as lâmpadas atuais pelas LEDs, garantindo, também, a sua eficiência e segurança.”
Marcelo Bisogno (PDT)
“Nosso plano de governo é claro: nós vamos criar a Secretaria de Captação de Recursos. A partir do segundo ano, teremos dinheiro para investirmos mais na Guarda Municipal. Nós temos que descentralizá-la. Criar postos da Guarda Municipal nos bairros, nas comunidades que mais precisam. Aproximar a guarda do povo para cuidar e segurar o povo juntamente com as forças de segurança do município. Temos que intensificar a fiscalização em terrenos baldios, em casas abandonadas, ampliar a iluminação pública e melhorar as linhas de ônibus para que o trabalhador possa chegar e sair de casa com maior segurança. Esse é o compromisso nosso, nosso plano de governo. Tratar da segurança de forma conjunta, unidos por uma segurança melhor para o povo de Santa Maria.”
Pozzobom (PSDB)
“Armar a Guarda Municipal é o próximo passo na qualificação que nós estamos fazendo. Estamos aqui no Ciosp, nosso Centro Integrado dos Órgãos de Segurança Pública. São todos os órgãos trabalhando de maneira conjunta, e a nossa Guarda Municipal vem fazer esse papel de auxiliar os nossos órgãos de segurança justamente para a gente combater o crime. Hoje conseguimos reduzir 24% o índice de furto, quase 50% o índice de roubo, são dois crimes que têm que ser combatidos diariamente e nós estamos fazendo isso com muita seriedade, responsabilidade e planejamento.”
Sérgio Cechin (PP)
“No nosso projeto de governo, nós vamos levar em conta Santa Maria, a cidade digital. E na área de segurança, nós temos projetos. O primeiro projeto, nós vamos incluir a segurança pública na Secretaria de Mobilidade Urbana. Da mesma forma, nós vamos reativar o GGIM, onde esse gabinete vai definir ações preventivas e estratégicas para diminuir o índice de criminalidade em Santa Maria. E, da mesma forma, também, nós vamos integrar as entidades, aqueles entes de segurança aqui de Santa Maria, o DMT, a Guarda Municipal e a Defesa Civil.”
Veja outras reportagens
Candidatos abordam propostas para combater a pandemia
Candidatos relatam propostas para a área da Educação
Candidatos falam sobre a Mobilidade Urbana
Funciona assim: o que faz um prefeito?
Veja outros vídeos de Eleições 2020 no RS
Initial plugin text