A Herbarium, indústria farmacêutica referência em fitoterápicos no Brasil, avança na construção de um ambiente corporativo mais justo e igualitário com o lançamento do Guia de Equidade de Gênero no Local de Trabalho. O material foi desenvolvido pelo Grupo de Afinidade de Gênero da empresa e reúne conceitos fundamentais, boas práticas e diretrizes para enfrentar desigualdades estruturais dentro das organizações.
Lançado no mês de março, período em que se comemora o Dia da Mulher, a iniciativa reforça o compromisso da Herbarium com a inclusão e a diversidade, trazendo temas como viés inconsciente, dupla jornada, assédio moral e sexual, além de práticas para ampliar a equidade dentro do ambiente corporativo. O guia também orienta os colaboradores sobre canais de denúncia e acolhimento, incentivando a cultura de respeito e pertencimento.
“A equidade de gênero vai além de garantir os mesmos direitos para todos; é sobre reconhecer desafios estruturais e agir de forma intencional para reduzir desigualdades. Faz parte do nosso DNA proporcionar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Por isso, seguimos fortalecendo esse compromisso, lançando e aprimorando iniciativas que incentivem nossos colaboradores a vivenciarem esse propósito dentro e fora do ambiente de trabalho.“, explica Natana Martins, gerente de relações institucionais e líder do grupo de afinidade de gênero da Herbarium.
Dentre as boas práticas recomendadas no guia, destacam-se a valorização do trabalho das mulheres, a interrupção de discursos e atitudes discriminatórias, o combate ao assédio e a criação de um ambiente seguro para denúncias. O material ainda desmistifica termos e comportamentos que perpetuam a desigualdade e incentiva os colaboradores a atuarem como agentes de transformação.
Natana destaca que além do guia, a Herbarium já promove diversas iniciativas para fortalecer a equidade de gênero, como vagas afirmativas para mulheres, grupo de afinidade, licenças parentais estendidas, ambiente acolhedor e canal aberto e anônimo para denúncias.
“Com essas iniciativas, reafirmamos nossa atuação dentro das pautas de ESG e o compromisso com um futuro mais equitativo, fortalecendo nossa cultura organizacional e inspirando outras empresas a adotarem políticas mais inclusivas”, conclui a executiva.
Pâmela Moretti 11 980853230 [email protected]