Home / Saúde / Empresas são obrigadas a comunicar colaboradores sobre câncer e imunização

Empresas são obrigadas a comunicar colaboradores sobre câncer e imunização

A partir desta segunda-feira (6), todas as empresas do Brasil são obrigadas a informar seus colaboradores sobre as campanhas oficiais de vacinação contra o HPV, além de fornecer orientações sobre serviços de diagnóstico para cânceres de mama, próstata e colo do útero.

Uma nova norma, divulgada no Diário Oficial da União, modifica a Consolidação das Leis do Trabalho, estabelecendo essa responsabilidade para os empregadores.

As orientações devem seguir as diretrizes estipuladas pelo Ministério da Saúde.

Adicionalmente, os empregados precisam ser alertados sobre o direito de se ausentarem do trabalho para realizar exames preventivos sem que haja desconto em seus salários.

Cooperação

O Instituto Butantan uniu forças com a farmacêutica americana MSD para que o laboratório público nacional comece a fabricar um medicamento inovador destinado ao tratamento de câncer em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse acordo, anunciado no final de março, é fruto de um edital publicado pelo Ministério da Saúde no ano de 2024.

O pembrolizumabe atua como uma terapia que potencializa o sistema imunológico na identificação e eliminação das células cancerígenas.

Além disso, representa uma opção menos nociva em comparação com a quimioterapia tradicional e tem mostrado resultados promissores em termos de eficácia.

Marcado: