No início da manhã desta terça-feira, dia 12, foi divulgado pelo governo do Estado o edital referente ao concurso público destinado ao preenchimento de posições na Polícia Penal. O certame oferece um total de 213 oportunidades, sendo 84 para policiais penais, 121 para analistas e oito para técnicos administrativos. As provas estão agendadas para o dia 9 de agosto de 2026.
A iniciativa do novo concurso foi revelada pelo governador Eduardo Leite em 23 de janeiro. Esta ação é resultado da promulgação da Lei Complementar 16.449/2025, que estabelece o Estatuto da Polícia Penal. A referida lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 16 de dezembro e sancionada pelo governador em 24 de dezembro do ano anterior, permitindo a ampliação das vagas disponíveis na instituição.
Seleção prevê até quatro etapas
A responsabilidade pela execução do concurso público ficará a cargo da Fundatec. As inscrições estarão abertas no período de 12 de maio a 12 de junho de 2026, com uma taxa estabelecida em R$ 282,79 para os cargos que exigem nível superior e R$ 124,04 para os que requerem nível médio. Além da formação acadêmica necessária, todos os candidatos deverão possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B. As informações sobre as inscrições e o edital estão disponíveis no site da fundação.
Os candidatos às 84 vagas destinadas a policiais penais devem ter diploma de nível superior em qualquer área e passarão por quatro fases: prova teórica, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação da vida pregressa. Também haverá a formação de um cadastro reserva.
Aqueles que desejam concorrer às 121 vagas para analista da Polícia Penal, também com a formação de cadastro reserva e exigência de nível superior, passarão por três etapas: prova teórica, avaliação psicológica e investigação da vida pregressa. As oportunidades estão distribuídas nas seguintes especialidades:
- Uma vaga para Administração;
- Duas vagas para Arquitetura;
- Três vagas para Ciências da Computação;
- Uma vaga para Ciências Contábeis;
- Uma vaga para Ciências Sociais;
- 25 vagas para Direito;
- Uma vaga para Educação Física;
- Uma vaga para Enfermagem;
- Uma vaga para Engenharia Agronômica;
- Uma vaga para Engenharia Ambiental;
- Seis vagas para Engenharia Civil;
- Cinco vagas para Engenharia Elétrica;
- Uma vaga para Estatística;
- Uma vaga para Farmácia;
- Uma vaga para Fisioterapia;
- Cinco vagas para Nutrição;
- Uma vaga para Odontologia;
- Uma vaga para Pedagogia;
- 35 vagas para Psicologia;
- 25 vagas para Serviço Social;
- Uma vaga para Sistemas de Informação e Tecnologia;
- Uma vaga em Tecnologia em Segurança Pública; e
- Uma vaga em Terapia Ocupacional.
No caso do cargo de técnico administrativo, é necessário ter concluído o ensino médio. Assim como nas demais funções, os candidatos passarão por quatro etapas: prova teórica, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação da vida pregressa. São disponibilizadas oito vagas além da formação do cadastro reserva.
No site da Fundatec está disponível o edital completo que contém detalhes sobre as provas, procedimentos de inscrição, conteúdo programático, requisitos das etapas avaliativas entre outras orientações pertinentes ao concurso.
O post Estado publica edital do concurso com 213 vagas para a Polícia Penal apareceu primeiro em Agora RS.









