Home / Entretenimento / Descubra a música e a arte que irão embalar os Festejos Farroupilhas

Descubra a música e a arte que irão embalar os Festejos Farroupilhas

Foto: Alex Rocha/ PMPA
Os membros da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2025, em parceria com o IEM-RS (Instituto Estadual de Música), analisaram as 11 músicas inscritas na convocação pública para a seleção da canção tema dos festejos farroupilhas de 2025. A avaliação baseada nos três critérios – letra, melodia e contexto histórico – foi feita em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (29) na Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).

A equipe optou pela música apresentada pelo grupo Alma Gaudéria. Intitulada “O Vaqueano do Rádio”, a canção foi escrita por Fernando Espíndola e a composição musical é de Thomas Facco e Lucas Mello. A música selecionada está disponível para download no link indicado.

“A música tema é fundamental para os Festejos, pois ao ouvi-la, as pessoas serão remetidas às celebrações e ao tema deste ano”, afirmou a presidente da Comissão, Denise Raquel Gress.

“O tema musical conduz os eventos dos Festejos. Levamos para as rádios, escolas, CTGs e, através dela, compreendemos a história por trás do tema anual, despertando o interesse por esse assunto”, ressaltou o vice-presidente da Comissão, Rogério Bastos.

A diretora do IEM-RS, Adriana Sperandir, elogiou a qualidade técnica das músicas inscritas. Ela destacou que “a pesquisa que resultou na poesia, na melodia, nos arranjos e nas interpretações foi de alta qualidade e nos deixou muito orgulhosos”. Além disso, informou que o Instituto irá incluir as 11 músicas concorrentes no acervo da Discoteca Pública Natho Henn, como parte da programação dos Festejos, a fim de torná-las acessíveis ao público e valorizar os artistas que se dedicaram a apresentar suas propostas de canção tema.

Identidade Visual

A Comissão também revelou a Identidade Visual dos Festejos deste ano. A designer Liliane Pappen desenvolveu a arte, baseada em uma pintura original do artista plástico e patrono dos Festejos, Mário Barboza de Mattos. A proposta busca transmitir a importância da comunicação como ferramenta de preservação e valorização da cultura gaúcha.

Tanto a identidade visual quanto o conceito dos Festejos Farroupilhas de 2025 prestam homenagem a dois pilares da cultura gaúcha: o centenário de nascimento de Darcy Fagundes e os 70 anos do programa de rádio “Grande Rodeio Coringa”.

A ideia do tema dos Festejos foi da Fundação Cultural Gaúcha, com base na proposta elaborada por Márcia Borges e Irã Pereira.

O conteúdo originalmente publicado em: Agora RS.

Deixe um Comentário