20.7 C
Canoas
quinta-feira, julho 7, 2022
0 0

“Europa deve fazer mais pela Ucrânia”, pede presidente Zelensky

- Advertisement -
Read Time:1 Minute, 14 Second

Em depoimento gravado e divulgado nesta sexta-feira (11/3), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a cobrar da Europa sanções mais duras à Rússia para que o país aceite um acordo de cessar-fogo.

Citando a continuidade de ataques a prédios que abrigam civis, como um jardim de infância, ele afirmou que as sanções impostas até o momento podem não ser mais suficientes se os bombardeios continuarem.

“A Europa deve fazer mais pela Ucrânia e por si própria. Todos estamos aguardando por isso. Todas as nações europeias estão aguardando por isso”, disse ele. “A Rússia deve pagar por essa guerra horrível”, completou.

Zelensky afirmou que foram criados nesta sexta-feira 12 novos corredores humanitários, zonas dentro do conflito que permitem a evacuação de civis. “Mariupol continua sob cerco e os militares estão tentando fazer com que corredores humanitários continuem funcionando”, afirmou ele.

Há nove dias sob fortes bombardeios russos, a cidade ucraniana Mariupol está vivendo dias de drama. Pessoas na cidade portuária ficaram sem comida. Em meio a baixas temperaturas, também há relatos de falta de água e de aquecimento. A Cruz Vermelha diz ainda que há briga por comida e roubo de combustível.

Segundo o presidente ucraniano, se esses corredores humanitários forem bombardeados haverá punição da comunidade internacional àqueles que ameaçarem a vida de civis e inocentes.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,5 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde a invasão militar russa ao país, em fevereiro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Ultimas noticias