13.3 C
Canoas
terça-feira, julho 5, 2022
0 0

Grupo de rapel faz limpeza de cavernas no Parque da Guarita, em Torres

- Advertisement -
Read Time:1 Minute, 24 Second


Atividade é voluntária e acontece há quatro anos, com autorização da prefeitura. Cinco praticantes do esporte realizaram o içamento de sete sacos de lixo, a maior quantidade já recolhida pelo projeto. Grupo desceu de rapel para limpar furnas no litoral
Edianara Pereira
Um grupo de praticantes de rapel usou a prática esportiva para remover o lixo acumulado nas cavernas marítimas conhecidas como furnas, localizada no Parque da Guarita, em Torres, no Litoral Norte do RS. A atividade, voluntária, foi realizada na manhã de domingo (1º). O grupo desceu cerca de 30 metros.
Batizada de Projeto Vertical, a iniciativa já acontece pelo quarto ano consecutivo, conforme o idealizador, Adriano Bernardi, sempre com autorização da prefeitura.
“Como o local não tem trilha de retorno, quando a gente desce, usa a técnica pra subir pelas cordas”, afirma Bernardi. Além dele, participaram da limpeza Cristiano Renner, Paulo Pasa, Samir Carvalho e Edianara Pereira. Os participantes são de Veranópolis e Caxias do Sul.
Voluntários realizaram limpeza pelo quarto ano consecutivo
Paulo Pasa
Na primeira limpeza, em 2017, cinco sacos de 50 litros foram recolhidos. Nesse ano, o grupo encontrou uma quantidade muito maior de resíduos.
“Muito lixo, boias, garrafas pet, latinhas, tanques de óleo, pedaços de tecido, borracha, cordas, bastante lixo”, conta Bernardi. No total, sete sacos de 100 litros foram removidos pelo grupo.
“[o grupo] Conseguiu fazer uma boa limpeza. Foi tudo muito seguro, com muita cautela”, confirma o idealizador. O grupo, que não tem fins lucrativos, já fez atividades semelhantes em outros locais, como a cascata do Caracol, em Canela.
Grupo recolheu sete sacos de lixo
Paulo Pasa
Atividade foi na manhã deste domingo (1º)
Paulo Pasa
Veja mais destaques de G1 RS


Happy

Happy

0 %


Sad

Sad

0 %


Excited

Excited

0 %


Sleepy

Sleepy

0 %


Angry

Angry

0 %


Surprise

Surprise

0 %

Ultimas noticias