Bens de primeira necessidade alavancaram vendas da companhia
Ao anunciar os resultados do terceiro trimestre, a Klabin observou uma forte aceleração de demanda em setores que foram impactados pela crise do coronavírus no Brasil., como materiais de construção e alguns bens duráveis. Por atender esses mercados quanto aos de primeira necessidade, ao exemplo de alimentos e higiene e limpeza, a companhia teve um bom desempenho entre julho e setembro.
Também pudera: a Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO) registrou crescimento de 10% na expedição de caixas de papelão ondulado no terceiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado acumulado atingiu crescimento de 5% ao final de setembro. No mercado de papelão ondulado, mais de 60% das vendas no Brasil são destinadas ao setor alimentício, como frutas, legumes, proteínas e alimentos industrializados.
Adicionalmente, no Brasil as compras efetuadas por meio de canais de e-commerce aceleraram desde o início da pandemia, reforçando um comportamento já verificado em mercados mais maduros e que impactam positivamente o volume de vendas de embalagens de papéis. Também no terceiro trimestre, de acordo com dados preliminares do Sindicato Nacional da Indústria de Cimentos (SNIC), o consumo do produto no país e que impacta diretamente a venda de sacos industrias da Klabin, mostrou aumento de 18% em relação ao igual período de 2019, atingindo crescimento de 9% no acumulado anual.
Assim, a Klabin atingiu volume de vendas de 910 mil toneladas no período, aumento de 14% em relação ao terceiro trimestre de 2019, com alta em todas as suas linhas de negócio. Com o aumento no volume de vendas e a desvalorização do real frente ao dólar, a receita líquida no terceiro trimestre foi de R$ 3,1 bilhões, um recorde histórico e 25% acima do mesmo período do ano anterior. O lucro líquido contábil da Klabin nos primeiros noves meses de 2020 foi afetado negativamente pela rápida e intensa desvalorização do real frente ao dólar (veja todos os principais indicadores na tabela a seguir).
A Klabin, que tem fábricas em Ortigueira (PR) e proximidades, é a 8ª empresa da região e a 3ª do Paraná, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado por AMANHÃ em parceria com a consultoria PwC.