O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos alertas de tempestades para o Rio Grande do Sul, destacando um alerta vermelho, que representa a maior gravidade na sua escala, para a quarta-feira (4).
Segundo o Inmet, essa notificação abrange uma extensa região na metade Norte do estado (veja no mapa abaixo). Espera-se que as chuvas ultrapassem 60 mm/h ou 100 mm por dia, com ventos que podem exceder 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
As áreas afetadas correm o risco de sofrer danos em construções, interrupções no fornecimento de energia, prejuízos na agricultura, tombamento de árvores, inundações e complicações no tráfego rodoviário.
Além do alerta vermelho, existem outros dois avisos, um de severidade média (laranja) e outro de baixo risco (amarelo), ambos relacionados a tempestades, que se aplicam a todo o estado durante o dia.
A Defesa Civil do estado estima que, durante a madrugada e manhã de quarta-feira (4), há risco de tempestades com granizo (que pode ser considerável) e rajadas de vento (poderão ultrapassar os 90 km/h) em áreas do Oeste, Missões, Centro, Noroeste, Norte, Vales, Região Metropolitana, Serra, Nordeste e Litoral Norte.
Previsão para a terça-feira (3)
Para a terça-feira (3), também há alertas de tempestades ao longo do dia. Um dos avisos (laranja) começará a valer às 12h, enquanto o outro (amarelo), válido para todo o estado, já está em vigor e permanece até o final do dia.
O alerta laranja abrange grande parte da metade Norte do estado (veja no mapa abaixo). As chuvas devem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia, com ventos fortes (60-100 km/h) e possibilidade de granizo. Existe risco de interrupção no fornecimento de energia, danos na agricultura, queda de árvores e inundações.
A Defesa Civil prevê que nesta terça-feira (3), as condições indicam tempestades com granizo (que pode ser significativo) e rajadas de vento (que podem superar os 90 km/h). Essas precipitações devem afetar regiões do Oeste, Campanha, Centro, Missões, Noroeste, Norte, Vales, Região Metropolitana, Serra, Nordeste e Litoral Norte, especialmente entre a tarde e a noite.
