Home / Cultura / Exposição no Centro Cultural da UFRGS traz à luz imagens impactantes da enchente de 2024

Exposição no Centro Cultural da UFRGS traz à luz imagens impactantes da enchente de 2024

A partir de 22 de abril, o Centro Cultural da UFRGS abre as portas para a exposição intitulada “Álbuns submersos: arquivos emergentes”. Esta iniciativa faz parte do projeto Resgate de Memória, que está associado ao Núcleo de Antropologia Visual da universidade. A mostra conta com um acervo de fotografias recuperadas das enchentes ocorridas em 2024 no Rio Grande do Sul, que passaram por processos de lavagem e restauração digital em laboratórios improvisados, realizados pelo grupo ao longo de quase dois anos.

Além disso, a exposição apresenta experimentações artísticas, como cianotipias e fotomontagens, buscando novas maneiras de perceber, sentir e recriar as imagens. A curadoria é realizada por Cristina Lima, Fabiene Gama, Fernanda Rechenberg, Myra Gonçalves e Wanda Balbé.

Em conjunto com o trabalho do Resgate de Memória, quatro obras foram escolhidas para integrar a Mostra Fotográfica da IV Reunião de Antropologia da Saúde:

  • “Onde há sombra”, de Felipe Akira Miasato e Raphael Barbanjo;
  • “O tempo habitante que o caminho traz: passados, presentes, espécies e materialidades em morada e em passagem num hospital geriátrico”, por Natalia Negretti;
  • “O gado crioulo nos campos sulinos: um patrimônio multiespécie”, obra de Jean Segata;
  • “Do ajuri na roça à bebida sagrada: cuidado e saúde na perspectiva de uma família indígena do Alto Rio Negro”, por Natalia Farias Silva.

A exposição “Álbuns submersos: arquivos emergentes” e a Mostra Fotográfica da IV Reunião de Antropologia da Saúde estarão disponíveis na Sala Nogueira, localizada no térreo do Centro Cultural da UFRGS, até o dia 7 de maio. A entrada é gratuita, permitindo acesso livre à comunidade em geral.

Serviço

Exposição “Álbuns submersos: arquivos emergentes” e Mostra fotográfica da VI Reunião de Antropologia da Saúde

  • Visitação ocorre entre 22 de abril e 7 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h;
  • Centrada na Sala Nogueira do Centro Cultural da UFRGS;
  • Endereço: Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre;
  • A entrada é franca.

O post sobre a exposição no Centro Cultural da UFRGS foi publicado inicialmente em Agora RS.

Marcado: