Home / Saúde / Paciente com indícios de Ebola é hospitalizado em São Paulo

Paciente com indícios de Ebola é hospitalizado em São Paulo

Um homem de 37 anos, apresentando sintomas que podem indicar Ebola, está sob cuidados médicos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado em São Paulo. O resultado dos exames que irão confirmar ou descartar a infecção ainda não foi liberado.

O paciente é originário da República Democrática do Congo e realizou uma viagem recente ao seu país natal. Ele começou a mostrar sinais típicos da doença, incluindo febre alta.

Atualmente, a República Democrática do Congo enfrenta um surto de Ebola considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Não há detalhes disponíveis sobre o itinerário ou a data exata da viagem realizada pelo paciente.

A investigação desse caso suspeito está sendo coordenada pela Coordenadoria de Controle de Doenças e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo.

Conforme informado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foram implementadas as medidas necessárias após a detecção dos critérios clínicos e epidemiológicos relevantes.

Essas ações incluem o isolamento do paciente, notificação imediata às autoridades competentes, análise laboratorial e monitoramento seguindo os protocolos estabelecidos.

No âmbito do estado de São Paulo, qualquer caso suspeito deve ser prontamente relatado à vigilância epidemiológica municipal e ao Centro de Vigilância Epidemiológica.

O Instituto Emílio Ribas atua como a principal unidade estadual para atendimento a casos suspeitos ou confirmados de Ebola. O Instituto Adolfo Lutz é encarregado das análises laboratoriais e do diagnóstico diferencial.

Risco avaliado como baixo

A Secretaria de Estado da Saúde considera que as chances de introdução da doença no Brasil e na América do Sul são extremamente baixas.

Entre os fatores levados em conta estão a ausência histórica de transmissão local no continente sul-americano, a falta de voos diretos entre a região afetada e a América do Sul, além das características da transmissão da doença.

Mecanismos de transmissão do Ebola

A infecção por Ebola se dá através do contato direto com sangue, secreções, fluidos corporais ou tecidos de indivíduos infectados que estão exibindo sintomas.

A transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas. Entre os principais sinais estão febre elevada, dores intensas na cabeça, dor muscular, fadiga extrema, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Nos casos mais severos, a enfermidade pode progredir para hemorragias, choque circulatório e falência múltipla dos órgãos. O intervalo entre infecção e o surgimento dos primeiros sintomas varia entre dois a 21 dias.

Atualmente, não existem vacinas aprovadas nem tratamentos específicos disponíveis para a cepa Bundibugyo, que causa o surto atual. As vacinas existentes foram desenvolvidas para outra cepa chamada Zaire e sua eficácia contra essa variante particular não foi comprovada.

Nesta semana, a OMS anunciou que estão em desenvolvimento vacinas e tratamentos experimentais contra o Ebola.

Marcado: