26.2 C
Canoas
segunda-feira, dezembro 5, 2022

Emerson Taveira quer doar 2 mil exames em campanha de prevenção ao câncer de mama

- Advertisement -

O Cepac Centro de Diagnósticos, que tem à frente o empresário Emerson de Lima Taveira, fez mais uma grande ação voltada à prevenção ao câncer de mama. Desta vez, a Carreta da Mamografia atendeu a cidade de Angatuba (SP), por meio do projeto Cuidando Delas, realizado em parceria com a Prefeitura.

Segundo Emerson Taveira, a ação, que aconteceu na semana de 27 de setembro a 1º de outubro, teve como objetivo realizar exames de mamografia de forma gratuita, zerando a demanda de exames preventivos nas mulheres da cidade. “Foi uma grande alegria para nós podermos contribuir mais uma vez com prevenção do câncer de mama. Sabemos o quão importante é a saúde da mulher, por isso, nós do CEPAC não poderíamos deixar de fazer nossa parte”, ressalta.

A Carreta da Mamografia ficou instalada em frente à recém-inaugurada Casa Rosa para a realização de exames. De acordo com Emerson Taveira, a campanha chegou a atender uma média de 120 pacientes por dia. “Nosso intuito é enfatizar a importância do diagnóstico precoce, tendo em vista que o câncer de mama tem 95% de chances de cura se diagnosticado precocemente”, observa.

A primeira campanha de doações de exames do CEPAC aconteceu em 2017, tendo à frente Emerson de Lima Taveira. Na época, foram doadas 1.000 mamografias gratuitas para mulheres que precisavam realizar o exame de prevenção. “Conseguimos alcançar mais de 30 mil mulheres que precisavam realizar os seus exames. A partir daí, passamos a realizar campanhas todos os anos para ajudar essas mulheres”, revela o empresário.

Até agora, o CEPAC já realizou 30 mil exames de mamografia de forma gratuita, além de arrecadar cerca de 10 toneladas de alimentos. “Este ano, nossa meta é atender em torno de 5 mil pacientes com os exames preventivos. Saber que estamos contribuindo para salvar vidas é algo que não tem preço”, afirma Emerson Taveira.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Segundo Emerson Taveira, ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Já é comprovado pela ciência que o diagnóstico precoce do câncer aumenta significativamente as chances de cura. “A mamografia é o principal método para o rastreamento da doença, por isso, é imprescindível para a prevenção e também para que se possa começar o tratamento no estágio inicial”, destaca Emerson de Lima Taveira, do Cepac Centro de Diagnósticos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. “Dados como esse nos preocupam muito. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e serve de alerta para a importância da campanha”, frisa Emerson Taveira.

Ultimas noticias