20.9 C
Canoas
quarta-feira, novembro 30, 2022

Elirio Dambros dá dicas para quem quer iniciar na pescaria

- Advertisement -

Você é uma dessas pessoas que têm vontade de abraçar a pescaria como hobby, mas não sabe por onde começar? O empresário Elirio Dambros, da R.F. Gory Comercial, acumula muitos anos de experiência nessa modalidade e, nesse artigo, dá algumas dicas importantes para quem deseja entrar nessa aventura.

“O mais importante para quem quer começar na pesca é entender o que exatamente precisa ser feito para começar de forma segura. Acho que o primeiro passo é conhecer as modalidades de pesca, pois cada uma requer um material diferente. O ideal é ir para a pescaria com os equipamentos certos”, afirma Elirio Dambros.
Existe a pesca em lagos e rios, nas praias (também chamada de surf fishing) e nos oceanos. Segundo Elirio Dambros, a primeira é a mais indicada para quem quer começar. “Para iniciantes, a melhor opção é a pescaria em água doce. Indico iniciar por um pesqueiro, onde há estrutura e segurança. Além disso, é possível observar a atuação de outros pescadores mais experientes”, observa.

Ainda de acordo com Elirio Dambros, as iscas devem sempre corresponder ao tamanho do peixe. Anzóis e linhas também devem ser resistentes. “Peixes de água doce costumam preferir iscas como minhocas, iscas artificiais e iscas de moscas”, diz o pescador. “Existem muitas variedades nas lojas de artigos de pesca e, aos poucos, a pessoa vai descobrindo aquela que dá mais certo para cada ocasião”, completa.

Já a pesca realizada em praia pode ser considerada para quem já adquiriu certa experiência nos pesqueiros. “Digamos é uma outra etapa. São feitas nas costas das praias e as mais recomendadas são as praias de tombo e as praias mais rasas”, orienta Elirio Dambros. “Para esse tipo de pesca as varas devem ser mais compridas do que as usadas em lagos, uma média de 3 a 5 metros, sem contar que precisam ser mais leves e muito mais resistentes”, ressalta o empresário. Iscas como camarão, corrupto, sardinha e minhoca de praia são as preferidas dos peixes de mar.

Elirio Dambros chama a atenção dos iniciantes para o fato de que, em qualquer modalidade de pesca, é essencial ter a companhia de alguém experiente. No caso da pesca em oceanos, esse detalhe é fundamental. “Essa é uma modalidade que é realizada em equipe e, de preferência, com pescadores experientes. São utilizados barcos com motores, inclusive algumas pescarias são feitas com o barco em movimento”, afirma, lembrando que os peixes de oceanos preferem as lulas ou iscas artificiais de metal, como a jumping jig.

Ultimas noticias